“Culturas Juvenis, Cidadania e Paz” Brasil Montes Claros-Minas Gerais 1


“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” Eduardo Galeano.

Jovens de Fé e Alegria Montes Claros (Minas Gerais), iniciaram durante o mês de julho de 2015 as atividades que antecedem o 45º Congresso Internacional: “Culturas Juvenis, Cidadania e Paz”, que acontecerá em Barranquilla/Colômbia, entre os dias 16 a 19 de outubro de 2015. Por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e artísticas realizaram reflexões sobre “Quem é a juventude em minha Fé e Alegria e em meu país?”. Abaixo seguem as reflexões dos/as jovens participantes:
“Queremos deixar registrado o que pensamos sobre nós mesmos, sobre a nossa comunidade, sobre Fé e Alegria e sobre o nosso país. Esperamos brevemente a oportunidade de nos encontrarmos com outros/as jovens de Fé e Alegria para a troca de culturas, experiências e conhecimentos. As perguntas possibilitaram que nós realizássemos muitas reflexões e agora gostaríamos de socializá-las.”

Nível Pessoal
“Os sentimentos que nos movem, na maior parte do tempo, são a alegria e a fé, pois acreditamos que estes sentimentos nos impulsionam a confiar que dias melhores estão por vir e que os nossos sonhos serão realizados. É isso que nos faz levantar todas as manhãs… A esperança de que com força, determinação e coragem seremos agentes de transformação em nossa comunidade. Mesmo que algumas coisas ainda nos façam chorar como a injustiça e a desigualdade social, seguimos acreditando e lutando por dias melhores.”

Nível do Entorno
“O corpo de cada um/a de nós é marcado por histórias de superação, pois são muitos os desafios presentes na comunidade, como violência, drogas e criminalidade. No entanto, as características positivas se destacam; por aqui, as pessoas se dedicam ao trabalho, à família e possuem fortes vínculos comunitários. Além disso, é possível perceber um grande número de jovens estudantes e muitos/as universitários/as. Percebemos também que, aos poucos, a comunidade tem alcançado melhores condições de vida.
Há muitas coisas no Brasil que nos dói, que nos entristece, como: a violência, a desigualdade social, a corrupção e o racismo. Ah… Mas, no Brasil também há muitas coisas que nos fazem sentir orgulho: a diversidade cultural, as belezas naturais, a humildade e a criatividade do povo, o gingado, a energia, a hospitalidade e a culinária. Este é um país de encantos!”

Nível Fé e Alegria
“Temos a oportunidade de escolher em qual oficina participar: Capoeira, Esportes, Informática, Rádio, Biblioteca, Judô, Música, Artes, Graffiti e Ballet, mas estamos em Fé e Alegria porque, além das atividades culturais, esportivas e artísticas, aqui aprendemos valores, aprendemos sobre os nossos direitos e como acessá-los; aprendemos também sobre as nossas responsabilidades, sobre a importância da participação e a nunca desistir dos nossos sonhos. Aprendemos ainda que é preciso respeitar e cuidar das pessoas. Além disso, aqui em Fé e Alegria somos muito bem acolhidos/as e temos uma alimentação saudável e saborosa. Nos reconhecemos como Fé e Alegria por todos estes motivos e também porque acreditamos em sua missão e fazemos parte dela. Tudo isso é construído diariamente em cada um/a de nós. Gostaríamos que todas as crianças, adolescentes e jovens tivessem a oportunidade de passar por este espaço, pois aqui adquirimos aprendizados para toda vida.”

Palavras que nos move: Alegria Amor Fé DeterminAção Conhecimento Coragem Esperança ParticipAção Acolhimento Cidadania Sonhos TransformAção SuperAção Respeito
Brasil Minas


Dejar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Una idea sobre ““Culturas Juvenis, Cidadania e Paz” Brasil Montes Claros-Minas Gerais